Marechal tem vivido em tempo de grandiosos shows e nos 120 anos de Proclamação da República não poderia ser diferente. O povo se encantou com o cantor e deputado federal Marcos Antônio, com a Sara Farias, as bandas A Farra, Xadrez e Cannibal além da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano.
Agradecimentos
Durantes os festejos em comemoração aos 120 anos da República, o prefeito Matheus agradeceu efusivamente a Renan Calheiros, Euclides Melo, Fernando Collor de Melo, Teotônio Vilela e aos deputados federais Olavo Calheiros e Benedito de Lira, “que possibilitaram a liberação de recursos para que fosse possível realizar a transformação no município”.
Inaugurações
Muitas foram as cerimônias de inaugurações. Teve inauguração de pintura de prédios, de recuperação de calçamentos, de recapeamentos feitos pelo DER, de recuperação de unidades de segurança, além de um laboratório de informática e de uma Escola Estadual iniciada na gestão passada. Teve ainda entrega de 20 bicicletas e 2 motos para o PSF e Endemias e de uma viatura para Polícia Civil.
Autoridades Presentes

Muitos foram os convidados, mas estiveram presentes às comemorações da República, a presidente nacional da CEF, Maria Fernanda, o superintendente do SEBRAE, Marcus Vieira, os deputados federais Benedito de Lira, Olavo Calheiros e Carlos Chamariz e os deputados estaduais Jefersson Morais, Alberto Sexta Feira, João Beltão e Rui Palmeira, além dos secretários do Estado e do município. Só os vereadores de Marechal não compareceram e não prestigiaram os eventos.
Carlos Gomes
Os 94 anos de existência da Filarmônica Carlos Gomes, como é tradicional, foi comemorado café da manhã oferecido pelo ex-prefeito Múcio Amorim seguido do desfile pela cidade. Aliás, foi a banda que se destacou no desfile cívico militar do domingo, pelo desempenho e pela nova vestimenta, arrebatando aplausos dos presentes.
Desfile

A tarde de domingo, dia 15 de novembro, foi esperada com grande expectativa em função do desfile militar e, principalmente pelo anúncio de um protesto. Pode-se até dizer que a ansiedade pelo protesto foi maior motivada por celeuma criada pela turma de Matheus, quase causando pânico coletivo. Mesmo assim o evento foi considerado um dos melhores dos últimos tempos. Os destaques ficaram por conta da participação de cinco bandas de música da polícia e das filarmônicas locais. Participaram ainda representantes da Marinha, Exercito, Aeronáutica, do Corpo de Bombeiros, além da apresentação de novas viaturas e exibição da Rádio Patrulha e da tropa de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) com a encenação de operações alusivas ao combate ao tráfico e ao crime. O Pelotão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez o percurso em carros e motocicletas novas.
O Protesto

Um grupo de deodorenses vestidos de preto e portando faixas e cartazes com frases de protesto ao governo do prefeito Matheus, tomou conta de quase toda arquibancada localizada frente ao palanque oficial e, de forma pacífica e ordeira, participaram de todo evento com tranqüilidade, apesar de algumas provocações por parte de simpatizantes da atual gestão.
Mais Protestos

Terminado o desfile militar e com a saída das autoridades do palanque, os manifestantes rumaram ao som de apitos também em direção a Prefeitura, onde foram impedidos de se colocarem frente ao prédio por policiais e agentes da guarda municipal. Houve um início de tumulto pela repressão, mas logo contornado pelas lideranças do movimento que acompanharam a manifestação.
Duras Críticas
O Grupo dos Cinco, vereadores que hoje se colocam firmes em defesa dos interesses do município, teceu duras críticas a atual gestão municipal durante almoço com o ex-superintendente da Polícia Federal, Pinto de Luna. Segundo o Ver Neilton, o que pesa contra o Prefeito Matheus é a falta de transparência nos atos administrativos e na aplicação dos recursos públicos. Por outro lado o Ver. Claudio Filho se posicionou contra o projeto que prevê um substancial aumento da carga tributária, especialmente na alíquota de ISS e IPTU, principalmente pela exigência de aprovação com urgência para que a lei entrasse em vigor já a partir de janeiro de 2010.
Descaso do Prefeito
Para os demais vereadores - Cabeção, Boneco e Tião - a posição considerada hoje de oposição advém do descaso do prefeito com as solicitações da Câmara Municipal. Segundo eles, a Câmara solicitou cópia de processos licitatórios, direito dos vereadores que são os fiscais do executivo, e não foram atendidos até o momento. O grave dessa situação é que, segundo eles, não foram obedecidas às normas legais na contratação de serviços emergenciais.
Desenterrando Mortos
Com as atitudes de Cristiano Matheus em total descaso com o município e colocando chifres em cabeça de cavalos numa tentativa de encobrir suas falhas, acabou criando um clima de instabilidade provocando a retomada política do ex-prefeito Danilo. Segundo Pinto de Luna, a atual gestão é classificada de temerária. “Causa indignação a falta de transparência nos atos administrativos, especialmente nas cidades tidas como campeãs de arrecadação no Estado” – afirmou Luna em seu blog após o almoço com os vereadores de Marechal – “O que nos deixa mais indignados e com cara de idiotas é o enriquecimento precoce e meteórico de algumas figuras que se beneficiam direta ou indiretamente do erário” - complementou.
Pinto de Luna é mais um a querer tomar proveito da vaquinha de Marechal Deodoro. Basta o Prefeito Cristiano Matheus colocar dinheiro nas mãos desses vereadores que eles ficam todos do lado do Prefeito. Onde é que anda o vereador Aberlardo que não aparece mais na Barra Nova, já sei, os votos foram todos comprados e transferidos, Onde é que está a Policia Federal que não ver investiga. Está acontecendo o que aconteceu na gestão passada, todos os vereadores perderam seus mandatos, mais quem de fato perdeu? Ninguém. Todos que estão no mandato conprou voto, falta investigar, pois prova é o que não falta. Aqui, no bairro da poeira, era frequente a presença do atual vereador Tião entregando feira e fazendo promessas, e hoje onde está o TIÃO.
ResponderExcluirDiante de tanta confusão e de tantas acusações contra um prefeito que só está no mandato há dez meses o seu vice, ao contrário do que dizem, está ficando mais forte, pelo menos diante do povo. Nada até agora atingiu o Dr. Petrúcio e sua família, nem na campanha como depois de ser o vice do Cristiano. Pelo menos a gente sabe que ele é gente da gente e conhece nossos problemas.
ResponderExcluirINAUGURAÇÃO DA PISTA DE CORRIDA NA AV. CARAVELAS -FRANCÊS
ResponderExcluirOs proprietarios de carro do Francês agradecem o asfaltametno da avenida Caravelas(rodovia estadual), com recursos estaduais ( conforme esta escrito na placa de inauguração).
Será que a Prefeitura poderia agora cumprir parcialmente com o plano diretor e colocar as faixas de ciclovias aproveitando o asfalto do acostamento? (poderiam ser colocados separadores-triangulos de cimento). Não esquecendo naturalmente de fazer uma pista também para os pedestres(que já são obrigados a andar no meio dos veículos) porque as calçadas, (DESCALÇADAS), estão ocupadas por anúncios,rampas,plantas,mesas de lanchonete,que muitas vezes impedem a passagem já apertada,obrigando pedestres, turistas e carrinhos de bebê a ocupar a rua e se arriscar entre ônibus e carros estacionados no acostamento. Aliás este acostamento foi ampliado na reforma para favorecer os automóveis e desfavorecer os pedestres(será que alguem percebeu que a guias foram refeitas diminuido as "descalçadas"?).
Já é hora de perceber que o mundo esta tentando reverter o privilégio de automóveis em favor de outros meios de transporte mais ecológidos.
Dentro do Francês, se pode privilegiar os turistas,para que apreciem melhor o comércio e e limitar a entrada e automóveis no centro, do contrário logo estará implantado o caos como será inevitável no periodo de invasão turística em Janeiro.
Será que nossas autoridades estão preparadas com os serviços básicos, policiamento, água,luz,controle de tráfico de veículos e intorpecentes?
Oxalá acordem a tempo, se é que ainda ha!