terça-feira, 16 de março de 2010

A FUTRICADA DAS RUAS

Definida a candidatura de Lessa
Ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), reafirma seu nome na disputa à eleição de outubro durante reunião com líderes dos partidos do antigo “Chapão”, hoje “Frente Popular”, e que se coloca na oposição ao atual governo Teotonio Vilela Filho (PSDB). Foi lançada oficialmente a sua pré-candidatura ao Palácio República dos Palmares e terá a seu lado, segundo foi anunciado, o senador Renan Calheiros (PMDB), o presidente estadual do PT, Joaquim Brito, o prefeito Cícero Almeida (PP), o ex-deputado federal João Lyra (PTB), o deputado federal Benedito de Lira (PP), entre outras lideranças.

Agora falta o Vice
Pelo que ficou divulgado, a chamada “Frente Popular” deverá definir quem será o candidato a vice-governador no grupo. Segundo Lessa, dois partidos já anunciaram o desejo de indicar o nome: o PTB de Fernando Collor e Augusto Farias; e o PP, do deputado federal Benedito de Lira e Cícero Almeida.

Estará tudo Definido?
Embora todos se esforcem para deixar claro para a opinião pública que está tudo definido e acordado, já existem fortes rumores que Collor pretende repetir a façanha de eleição recente e deixar para última hora o lançamento de seu nome para o governo estadual. Isto ocorrendo, salvo haja um acordo com Lessa e Renan nos bastidores com o aval das demais lideranças, o processo sucessório ficará totalmente tumultuado ocasionando uma possível reviravolta na atual situação. Em princípio, se houver o racha que está sendo orquestrado por baixo dos panos e Lessa mantiver sua posição de candidato ao Palácio República dos Palmares, o maior beneficiado será Téo Vilela com a divisão dos votos. Caso haja tempo e Lessa mude para uma candidatura ao Senado, como é a preferência da maioria dos seus eleitores, Renan terá dificuldades para conseguir a reeleição e o quadro muda totalmente.

O “Bote” parece se Confirmar
Se os comentários e as conjecturas se confirmarem, mais uma vez o processo sucessório fica a mercê de Collor e o alagoano a deriva, principalmente depois que deu “um bolo” na reunião da Frente Popular, que foi realizada no Hotel Colonial, na Ponta Verde reunindo lideranças do PDT, PTB, PMDB, PR, PT, PC do B, PRB, PV e alguns outros partidos. Além de não dar as caras, o ex-presidente anunciou que deve designar um representante escolhido junto a Augusto Farias, para compor o grupo liderado por Ronaldo Lessa. Quebrando o silêncio, Collor foi claro há alguns dias atrás ao dizer que se o PTB não indicasse o Vice o partido abriria do “Chapão”, mas também afirmou em uma entrevista ao O Globo que não será candidato a nenhum cargo majoritário.
Já sobre a participação, ou não de Benedito de Lira e do PP, esta fica cada vez mais complicada, apesar do esforço do senador Renan Calheiros em mantê-lo no grupo, as conversas de Biu e de seu filho Arthur Lira com o PSDB não cessaram, pelo contrário, parecem ter evoluído nos últimos dias.

Contendas Judiciais em Alta
Visitando o site do Tribunal de Justiça de Alagoas pode-se verificar que Marechal Deodoro tem se destacado na utilização do judiciário pelos munícipes. Algumas já são comentadas intensamente, outras estão até protegidas pelo “segredo de justiça” e ninguém diz nada.
Alguns nomes se destacam, não tanto pela gravidade dos processos, mas aparentemente pela quantidade em que aparecem como autores ou “réus” (denunciados, executados, ou outras classificações).
José Petrúcio Soares da Silva é um dos nomes de destaque no cenário municipal que se posiciona nessa condição. Ao todo se verificam 22 processos em sua maioria na Vara do Único Ofício de Marechal Deodoro. Outros tramitam em Palmeira dos Índios, Pão de Açucar, Santa Luzia do Norte e São Luiz do Quitunde. O mais recente foi o processo de nº 044.10.000188-6 que trata de “ação de indenização por danos morais ajuizada em desfavor da Associação Beneficente dos Moradores e Amigos de Marechal Deodoro e Pedro Granjeiro”.

Outro nome, hoje em evidência na administração pública municipal, é o do secretário de turismo Carlos Antônio Roberts que está sendo processado (Processo nº 044.10.000028-6) por Flávio Saraiva da Silva, delegado da cidade, por crimes de Calúnia, Injúria e Difamação com base no Termo Circunstanciado nº 59/2009 do17° Distrito Policial do Município de Marechal Deodoro.
Não são apenas estes. Existem vários outros que hoje se destacam no cenário político municipal e que andam as voltas com os processos judiciais, ora de um lado, ora do outro, mas comprovando que as contendas têm hoje um palco adequado para suas definições.

Blefe ou Trunfo na Manga
O prefeito Matheus continua apregoando que fará o sucessor de Neo na presidência da Câmara de Vereadores de Marechal. Por outro lado o G-5, grupo formado por cinco vereadores que se colocam na posição de independência (não de oposição como alguns preferem classificar) sem se curvar às imposições do executivo, afirma que a presidência da mesa sairá de um de seus integrantes. Daí a pergunta: o prefeito estaria blefando (jogando para ver se cola) ou existiria um trunfo escondido, ou seja, haveriam negociações por baixo do pano que lhe garantam essa afirmativa? Há quem diga que se existe a possibilidade de mudança do quadro atual até o próximo dia 9 de abril (quando se realizará a eleição da nova mesa diretora segundo o prometido por Neo) ela estará calçada por um recheio vultoso de meias, cuecas entre outros esconderijos inéditos.

DD Lança Candidatura
O ex-prefeito Danilo Dâmaso em programa na Rádio Imperial, lança sua candidatura para deputado estadual no próximo pleito. Se a opinião do deodorense já fugia das orientações de Matheus na escolha de seu candidato, Loyola, e se dividia entre Sergio Toledo, Fernando Toledo, Joaquim ou João Beltrão e Marcos Barbosa, hoje se complica mais ainda. É inegável que grande parte dos deodorenses ainda têm uma grande preferência por DD, mesmo depois de todo envolvimento em processos que culminaram em seu afastamento e prisão. Como conseqüência o candidato do prefeito deverá perder mais espaço, mesmo diante do derrame de ofertas que já se configura em torno de seu nome. Danilo afirma que vai se candidatar e ganhar para mostrar aos homens de Deodoro como se faz oposição a quem, segundo ele afirma, é o “maior ladrão que já passou pela cidade.”

8 comentários:

  1. SE ELE SE CANDIDATAR O MEU VOTO E DE TODA MINHA FAMÍLIA É DELE.
    ELE PODE TER ROUBADO, CALUNIADO, PINTADO O 7, MAIS ELE AINDA FOI O ÚNICO HUMILDE QUE PASSOU POR AQUI. PODIA ROUBAR, MAIS AJUDAVA O POVO DE MARECHAL.
    DANILO VÁ A FRETE. MEU VOTO E DE TODA MARECHAL É SEU!

    ResponderExcluir
  2. Pois anote aí. Esse ladrão não pode se candidatar. o título dele é de vitoria do xingu. ele queria ir pra lá. mas não deu certo. Danilo, quando chega o dia 10 e dia 20 tu chora que´uma beleza.

    ResponderExcluir
  3. DANIIIIILO? KKKKKKKKK
    NUNCA MAIS!
    POPULAÇÃO, A DIGNIDADE É ALGO QUE SÓ NÓS PODEMOS CONSERVAR!
    DANILO É UMA VERGONHA!
    LADRÃO, GABIRU!
    O POVO NÃO ESQUECE TUA ROUBALHEIRA!
    KD A MERENDA ESCOLAR? OS CAAMINHOES DA PREFEITURA? A FABRICA PARA AS MULHERES (NA RUA DOS CAJUEIROS)?KD O DINHEIRO DO POVO? PRESTE CONTAS!
    AH, JA SEI, FOI INVESTIDO NO DEPOSITO DE CONSTRUÇÃO NO FRANCÊS NÉ?
    ASSINA: CRISTÃ CATÓLICA TEMENTE A DEUS E NÃO A HOMENS
    ABRE O OLHO POVO!

    ResponderExcluir
  4. Pois esse anonimo que disse que o titulo dele é de Vitoria do Xingu está muito desatualizado.. isso deve ser inveja..kkkkkkkkkkkkkk
    Procure ver no cartorio eleitoral, TRE, onde quizer... A sua raiva é pq sabe que se ele realmente se candidatar, ELE GANHA...kkkkkkkkk
    Agra morra de raiva...

    ResponderExcluir
  5. Em relação ao Secretario de Turismo de Marechal Deodoro- CARLOS ANTONIO ROBETS- pode se ver também no site da justiça que ele responde a outras processos, e porque será que aparece como seredo e justiça???????? Coisa boa não deve ser....

    ResponderExcluir
  6. Danilo é o Homem que se a Eleição fosse hj ele ganharia como Prefeito em nossa Marechal. Os que infelizmente não acreditam que ele possa ser reeleito, é só esperar os próximos pleitos em nossa cidade.
    Meu voto não é dele, caso ele entre para Deputado, mais se caso ele for candidato a prefeito, meu somente não, mais os votos das pessoas que tem vergonha na cara, com certeza será.
    Danilo, não quero vc junto ao Estado, quero vc aqui no nosso município. Volte Por Favor!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkkk esses deve ser os puxa saco do DD GABIRUUUUUUUUUUU GANHAR AQI NUNK MAS KKKKKKK
    VAMOS TER VERGONHA NA CARA MESMOOOOO
    GABIRU NUNK MAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. DD ganhar, nunca mais. Faça o seguinte, leve ele pra administrar a sua casa. Porque Marechal ele não rouba mais. E o título dele é de Vitória do Xingu, mentiroso.

    ResponderExcluir