A futricada mais recente em Brasília, em meio às festas de aniversário, anda comentando que no Palácio do Planalto anda se configurando mais uma manobra. Os futricas de lá estão a comentar pelos corredores palacianos que o presidente Lula, não muito satisfeito com o desempenho de sua amiga e candidata à sucessão, anda conjecturando uma alternativa honrosa. Se for configurada a possibilidade da Dilma não alcançar um resultado positivo e perigar ser derrotada no primeiro turno o nosso presidente Lula renunciaria a seu cargo e se lançaria candidato a vice... da Dilma, é lógico. Vantagens: teria palanque, o que daria uma incrementada na campanha podendo conseguir os votos suficientes para eleger a Dilma presidenta. O sonho é que com a dobradinha a eleição seria ganha no primeiro turno.
O Xeque-mate Vem Depois
E tem mais! A grande jogada ainda seria o depois das eleições. A Dilma assumiria e depois de breves meses dando um merecido descanso a Lula, renunciaria por motivo de saúde. E aí, segundo os futricas palacianos, Lula assumiria legalmente a presidência e elasteceria o seu mandato... quem sabe por até mais oito anos.
A Legalidade
Os observadores juramentados afirmam que a nossa Constituição, no que diz respeito ao assunto dão total cobertura para o presidente se candidatar a vice, desde que se afaste do cargo seis meses antes do pleito (parágrafos 5 e 6 do Artigo 14 da Constituição relativa aos direitos políticos). Se a futricada está certa ninguém sabe... é só esperar o mês de Maio próximo para ver se tem fundamento ou não o que se comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário