sexta-feira, 30 de abril de 2010

O BURBURINHO DAS RUAS - Abril 2010

PROGNÓSTICOS POLÍTICOS
Conselho Tutelar

Em Marechal, como em quase todo país, a eleição dos conselheiros tutelares tem sido um aquecimento para as futuras eleições. Explica-se: todo e qualquer candidato que se preze hoje está atrelado a um político de mandato, seja vereador ou senador... não importa!
Na primeira capital do Estado de Alagoas o resultado das urnas também é um reflexo da preferência popular ou do prestígio político dos padrinhos dos postulantes ao Conselho. Analisando os eleitos deduzimos quem está em alta no hit parade da política municipal.
Com a vitória da Michelle (690 votos) pode-se dizer que o vereador Cacau e Junior Lopes têm café no bule. Ela foi seguida de perto por João Paulo, apoiado por João Lima e pelo vereador Boneco.
A Ranúzia, sobrinha da queridíssima Medina, teve a proteção do deputado Marcos Barbosa e de Neilson Costa - irmão do presidente da Câmara.
A turma da igreja, o deputado Jota Cavalcante e o vereador Juscelino estiveram ajudando a Petrúcia.
Já o vereador Valter Cabeção deu a carga para eleger o Cícero fechando o time dos cinco conselheiros eleitos.
Parece que o grande fiasco ficou mesmo por conta do protegido pelo vereador Neo, presidente da Câmara, e pelo vice-prefeito, Dr. Fifi. João Paulo (gordo), teve apenas algo em torno de 280 votos, não conseguindo se colocar entre os cinco eleitos.
Aos eleitos e padrinhos os parabéns!

Nova Investida
Inconformado com mais uma derrota, o prefeito Matheus faz mais uma tentativa de ter a maioria na Câmara de Vereadores. Pelo menos é o que comentam os futriqueiros nos corredores daquela casa legislativa. Segundo dizem eles, Matheus e seus asseclas vereadores consideram que o vereador Juscelino é o ponto fraco e nele resolveram investir mais uma vez com uma proposta surpreendente e, para alguns, irrecusável. Ainda de acordo com os comentários, um dos vereadores foi o interlocutor entre Matheus e Juscelino. Entretanto, mesmo diante da volumosa quantia oferecida, o representante da Suiça (entre outras fazendas), está mostrando que tem palavra e não vai fugir aos seus princípios de independência e lealdade aos seus eleitores que esperam dele um posição honrada e não que passe a ser mais um joguete manobrado por interesses espúrios. "O dinheiro é bom e faz falta, mas eu sou um homem, não decepcionarei meus companheiros de luta e continuarei ao lado do meu povo" - teria comentado Juscelino a um amigo. Verdadeiros ou não os comentários, a expectativa é que mais vereadores não se vendam e se mantenham a serviço dos interesses da população, nunca subordinados ao que aparentam ser intenções que fogem à legalidade e à decência.

A Futrica da Sucessão
Numa evidente e desesperada tentativa de desestabilizar a candidatura de Ronaldo Lessa para o cargo de Governador, os futriqueiros e boateiros da tropa de choque de Teo Vilela lançam todo tipo de versões inverídicas. A cada dia surge mais uma alternativa para a composição do "chapão" e em todas colocando Lessa fora do páreo. A grande realidade até o momento é que o trio João Lira, Cícero Almeida e Renan não abrem mão de Ronaldo como postulante do cargo de Gevernador. Todo tumulto gira sempre em torno do nome de Collor, que insiste em não descer do muro, possibilitando a disseminação de fofocas. Voltamos a afirmar que em política tudo pode acontecer, mas só acreditamos quando acontecer. Até lá Ronaldo Lessa é candidatíssimo ao Governo de Alalgoas.

Festa de Divina Pastora
Este ano a festa da Rua Nova teve uma participação maciça da comunidade local. Como a participação da prefeitura nos eventos populares do município não tem sido efetiva e marcante, a comunidade se mobilizou para realizar os festejos da padroeira da localidade, Divina Pastora, promovendo uma série de sorteios e outras atividades com a finalidade de arrecadar fundos. Com a participação decisiva do vereador da localidade, Tião, a comissão da festa arrecadou cerca de R$ 6.330,00 que possibilitou não só realizá-la como ainda conseguiu um fundo de reserva para algumas obras de reparos da igreja que já se fazem necessárias.


Decepção
Para muitos que circularam pela Festa da Divina Pastora foi decepcionante ver que a mesa do prefeito Matheus estava quase vazia. Só ele e o presidente da Câmara, vereador Neo se faziam presentes aparecendo vez por outra uns acessores. Segundo os comentários de  moradores da Massagueira e Rua Nova, frequentadores da festa, a situação foi bem diferente da do ano passado. Será que isso é o reflexo da sua rejeição que segundo andam comentando está superior a 75%?

Calamidade
É calamitosa a situação de alguns moradores do povoado Pedras. Pode-se até considerar que se forma uma verdadeira favela por trás da rua principal o que requer cuidados especiais e urgentes. A grave crise daquela comunidade foi motivo de um pronunciamento do vereador Cacau que apela para a sensibilidade do prefeito Matheus em doar materiais de construção e dar assistência tecnica para que os moradores possam reformar suas moradias, hoje em condições subumanas. O ato pode ser feito em carater emergencial até que se possa construir casas para a remoção de algumas das famílias que estão em situação mais grave.

4 comentários:

  1. Se o prefeito paga alguma coisa por fora para que os vereadores estejam de seu lado é por que suas intensões não devem ser as melhores. Se ele tivesse boas intensões e procurasse trabalhar honestamente para o povo seria transparente, não precisaria pagar para ter alguém a seu favor. A blindagem que ele diz ter parece que está ficando cada vez mais cara para o município.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez esse periódico erra. E mais uma vez por não ouvir a outra parte. Quero externar para todo povo deodorense que não tivemos candidato a conselheiro tutelar. Como todo cidadão temos direito a voto e votamos em quem nos pediu. E assim o fizemos por entender que o povo deodorense tem o direito de escolher LIVREMENTE os seus representantes. Somos democratas. Não fizemos campanha pra ninguém. O povo sabe disso. Basta observar que aqueles que nos acompanham na política, por comungar de nossos ideais, VOTARAM em quem quis, sem sofrer qualquer tipo de pressão. Somos vitoriosos em eleições - Prefeito são 05 eleições ganhas - Vereador são 03 eleições ganhas. Afirmo ainda que muitos dos candidatos a conselheiro tutelar são nossos amigos e, ainda assim, não influenciamos no pleito. Por fim, um fato que me deixa intrigado é a informação passada por esse periódico que os conselheiros são candidatos de fulano e cicrano. Com a palavra o Ministério Público Estadual para apurar os indícios de captação de sufrágio na eleição para conselheiro. Certo de ter prestado as verdadeiras informações ao povo deodorense, só tenho a desejar um bom mandato aos conselheiros eleitos, esperando que o povo tenha sido o verdadeiro vencedor da eleição.

    ResponderExcluir
  3. A Administração Cristiano Matheus, demostra claramente, que esse governo é democrático emprova disso é que não existe nenhuma pressão contra nenhum dos candidatos, diferentemente de gestões anteriores, onde tudo já estava com as cartas marcadas. Parabens Prefeito, governar é respeitar a vontade do povo!

    ResponderExcluir
  4. Esse anônimo até justifica não querer colocar a cara a público. Pra tá elogiando uma administração que intimida até seus funcionários para não se candidatearem ou votarem em seus candidatos não pode ser chamada de democrática e muito menos dizer que respeita a vontadoe do povo. O secretário que anda ameaçando os funcionarios que tem cargo de comissão sabe muito bem do que estou falando. Se ele quizer posso até dar maiores detalhes citando os nomes dos envolvidos.

    ResponderExcluir