quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A FUTRICADA DAS RUAS

Mais Qualificação
Novos cursos profissionalizantes favorecem deodorenses

Uma grande lacuna reinante em Marechal Deodoro é a de empregos, principalmente para os jovens. Um município com uma evidente identificação com o turismo, deixa de contemplar seus habitantes com empregos pela falta de qualificação profissional dos seus habitantes. Preocupado com essa evidência, o vereador Claudio Filho, o Cacau, buscou apoio do deputado Sergio Toledo e do ex-governador Ronaldo Lessa para a viabilização de cursos que qualifiquem jovens a partir de 18 anos para atuarem na área do turismo. "Qualificar, é dar ao jovem Deodorense o direito de competir no mercado de trabalho, brigar por uma vaga de igual para igual com os candidatos de outras regiões do estado, é tira-los da ociosidade e consequentemente do Alcool, das drogas e até mesmo da prostituição. Até porque as vagas existem, e estão sendo preenchidas por pessoas de outras cidades, justamente por não qualificarmos a mão de obra local" – disse o vereador. Pelo PLANSEQ, programa do Ministério do Trabalho, foram abertas 240 vagas para os cursos de camareira, atendente de lanchonete, garçom, serviços gerais, recepcionista e auxiliar de cozinha. Os cursos terão duração de 50 dias úteis e serão divididos em duas etapas, a primeira básica com aulas de português, matemática, inglês e ética profissional e a segunda específica de cada especialidade.
Essa qualificação só poderia se tornar realidade graças a parceria do Grupo Ponta Verde, com a realização da seleção dos inúmeros candidatos através de seu Departamento de Recursos Humanos. Mauro Vasconcelos, por sua vez, afirmou que “a iniciativa só beneficia o município, pois viabiliza novos investimentos na área do turismo que sente hoje a deficiência de pessoal qualificado para trabalhar principalmente no setor hoteleiro que está em expansão.”
Os cursos estão sendo ministrados na Ass. dos moradores da Tiqanduba– AMTUMASA - Associação dos Moradores da Tuquanduba, Manguinhos, Saco e Adjacências e no salão paroquial da Igreja da Santa Rita, cedido pelo Pde. Marcos.
Em nova etapa estarão sendo ministrados cursos voltados para as necessidades das indústrias do Polo de Marechal.

Violência contra a Imprensa

A truculência de políticos contra jornalistas tem sido mais presente nos dias atuais. O fato mais recente e que foi amplamente abordado na imprensa nacional, mas muito pouco (ou quase nada) comentado na local, torna pública ameaças por telefone de Fernando Collor (PTB-AL) ao jornalista Hugo Marques da revista Isto É no último dia 29, por volta das 16h. Pela gravação Collor diz: “Quando eu lhe encontrar, vai ser para enfiar a mão na sua cara, seu filho da p. Vc vai ter que colocar aí dizendo que você, como mau jornalista,... (link do youtube - http://www.youtube.com/watch?v=lRYYjPHvexY)”
De acordo com o jornalista, a ira de Collor foi em função de uma matéria publicada na revista Isto É, na qual Marques relatava que todos os candidatos ao governo de Alagoas e 87% dos que concorrem ao Legislativo local têm algum tipo de problema com a Justiça. Pelo que se verifica a reportagem não tem nada demais contra Collor. O assunto foi levado a plenário do Senado no último dia 03 pelo próprio Collor, que admitiu ser “praticante da altercação” (discussão ardorosa e polêmicas), principalmente diante de "determinadas situações e de infundadas exposições a que gratuitamente" é submetido pela imprensa. Ele ainda acusou Hugo Marques de induzir o leitor a um erro de interpretação com a chamada "Onde estão os fichas limpas?" e o qualificou de "apedeuta", entre outros adjetivos pela "apuração errônea" dos fatos.
Uma reação deste tipo demonstra, além do desrespeito à liberdade da imprensa, um total destempero de um homem público que já galgou o cargo mais alto do país e hoje, segundo tem sido divulgado, está no topo da preferência dos alagoanos para dirigir o Estado pelos próximos quatro anos.

Prestígio
Parece que hoje o vereador mais prestigiado em MD é Valter Cabeção. Pelo menos tem tido todas suas indicações atendidas pelo Prefeito Matheus. A reconciliação parece ter sido bastante afetuosa vista por este ângulo. A última de Cabeção que será atendida é a de nº 0021.2010 que sugere a pavimentação da Rua Sargaço no Povoado da Praia do Francês. Breve seus moradores a terão totalmente pavimentada. Sorte deles que tem um Cabeção como protetor.

A Farra com os Cargos Comissionados
A população se declara perplexa ante a verdadeira farra de cargos comissionados na atual administração pública. Na prefeitura, segundo o que se comenta, são aproximadamente 300 cargos com a agravante de seus ocupantes serem nomeados sem a devida publicação das portarias, ou seja, sem a necessária transparência que deve estar presente na administração pública. Existem setores que estão sendo ocupados por mais de 80% de comissionados, quando deveria ser prioritária a escolha de funcionários efetivos concursados segundo o previsto na Constituição Federal, ao que parece. Este seria mais uma das inúmeras irregularidades que a população espera que seja investigada por quem de direito.

Funcionários à distância
Hoje tem sido comum que se utilize os recursos da internet para cursos, palestras entre outras atividades, mas ser funcionário ou exercer cargos à distância parece que só se tem conhecimento em MD. O fato está sendo citado com relação a funcionários da Prefeitura que residem inclusive no sul do país. Outros casos são observados também na Câmara de Vereadores onde se tem notícias de assessores na mesma situação. Até que na Câmara não seria estranho, comenta um analista abalizado em assuntos legislativos nos botecos da cidade, pois um dos ocupantes do cargo maior da casa reside e exerce cargo público em outro Estado, mas continua até hoje no exercício de função eletiva.

Cadê o Matadouro?
Pelo convênio nº 648.221 (Ministério da Agricultura) no dia 29 de dezembro passado foi liberado 585 mil reais para a construção de um matadouro público municipal. E onde e quando começará as obras, é o que a futrica quer saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário