quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Chalita, o homem, o artista e a obra

O que é a obra de arte senão a materialização de uma idéia e de um enigma posto que nos faz refletir sobre o mundo que nos cerca. A arte de Pierre Gabriel Najm Chalita, ou simplesmente CHALITA, é assim: enigmática, autêntica e, como bem sugere as palavras do filósofo frankfurtiano Adorno, “com conteúdo de verdade”.
“O enigmático que a obra de Chalita suscita nos incita a decifrar o seu conteúdo” – disse a Professora Morgana Duarte que complementou – “Definitivamente a obra Chaliriana é “autêntica” no sentido que Adorno a impôs, livre de preconceitos e altamente reflexiva. A qualidade sublime da obra do artista vai além da sua composição e técnica, mas na disponibilidade que nos impões e instiga a questionara cada traço, cada forma e cada cor. Já o homem deixa um legado de sua cultura e uma geração de artistas, a seu Estado e ao país. A obra, por sua autenticidade ímpar e força, o coloca no mais alto dos patamares em relação à arte nacional e internacional.”

“Chalita, o homem, o artista e a obra” é o título de uma pesquisa que se encontra em sua fase final na Universidade Federal de Alagoas e que investiga a produção artístico-cultural do arquiteto e artista plástico Pierre Chalita enquanto pintor de destaque internacional e incentivador das artes no Estado de Alagoas. O trabalho tem como objetivo a elaboração de material que verse sobre o artista, o intelectual e o colecionador que muito contribuiu para a formação dos artistas locais, para o acervo artístico do estado e para a cultura da sociedade alagoana. A principal meta da pesquisa é a produção de um vídeo /documentário sobre a OBRA CHALITIANA que preencherá uma lacuna sobre a produção de material teórico sobre a vida e obra do artista alagoano. O vídeo, que se encontra em fase final de edição, tem a coordenação da Prof. Morgana Pitta Duarte, contando como vice-coordenador o Prof. Paulo Plácido Alencar e a colaboração da Prof. Roseline Oliveira Machado. Os trabalhos contam ainda com a participação dos alunos do curso de arquitetura da FAU/UFAL, Laura Calheiros G. Ribeiro, Diógenes Ângelo e Lívia Wanderley da Silva.Todo trabalho está sendo acompanhado por Solange Chalita, que vem dando um apoio incomensurável para que a obra tenha o êxito esperado.
Outro projeto sobre o artista alagoano Chalita do mesmo grupo e que está sendo finalizado é a produção de um livro que terá o mesmo título do documentário e será editado pela EDUFAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário